Blog
Inicial >> Blog
A compra de concreto usinado requer um investimento alto, por isso é bom sempre estar atento para que não haja perca financeira ou problemas técnicos em sua obra. Procure realizar orçamentos com diversos fornecedores priorizando aqueles que prezam pela qualidade do material e possuam um bom atendimento.
Considere também nesta tomada de preços o aluguel da bomba de concreto, caso exista necessidade de bombeamento de concreto até o local exato da aplicação. Além disso, é importante considerar a distância entre a usina de concreto e o local da obra, afinal o concreto é perecível, com duração máxima de 3 horas entre a mistura e sua aplicação.
Lembre-se também de informar as especificações técnicas do concreto, uma vez que esses fatores também influenciam diretamente no custo final da mercadoria.
Todas as obras buscam ao máximo trabalhar dentro do prazo estipulado. Para não haver nenhum tipo de divergência, lembrem-se sempre de incluir no planejamento os dias para que a concretagem seja realizada, independente da peça, forma ou estrutura a ser concretada.
Lembre-se ainda, que é necessário conferir as instalações, escoramento, formas e aço a fim de evitar imprevistos que acarretam em perda de produtividade e de interferência no prazo de conclusão.
É aconselhável a contratação de uma empresa especializada em controle tecnológico da qualidade do concreto, que realizará a moldagem de corpos de prova in loco, para realizar os testes de compressão, no qual será indicada a resistência real do concreto usinado aplicado na obra. O objetivo é comprovar se o concreto aplicado é compatível com a determinação do projeto estrutural da obra.
Uma das informações que necessitam de total atenção no momento de recebimento do produto é a conferência do tempo de saída do caminhão da usina, até o tempo de chegada na obra, a consistência do concreto (slump) indicado na nota fiscal do concreto e o lacre na bica de descarga da betoneira. De maneira geral, seu prazo de validade médio do concreto é de 3 horas (180 minutos), que pode ser postergado com o uso de aditivos. Por isso, é recomendada a conferência do horário de saída do caminhão que consta na nota fiscal com o horário de chegada ao canteiro de obra.
É importante validar se a empresa insere lacre em seus caminhões para garantir a quantidade e a origem do concreto fornecido. Não aceite caminhões se o lacre estiver violado. Dessa forma, evita-se o remanejamento de caminhões entre obras.
Na pós-concretagem temos o processo conhecido como “cura do concreto” ou “secagem do concreto” de forma mais informal. Este processo tem como objetivo controlar a evaporação precoce da água do concreto, a fim de garantir a sua resistência esperada.
Há diversas maneiras de realizar a cura, entretanto, a mais prática é cobrir a peça concretada com lona plástica e manter a irrigação constante, que pode ser realizada com o uso de mangueira em horários alternados, durante os 7 primeiros dias após a concretagem.
A fiscalização do cliente durante o recebimento do concreto e após a sua aplicação, são boas práticas recomendadas para garantir a resistência final do mesmo.
Se você, mesmo após ler este artigo, ainda possui dúvidas em relação ao uso do concreto usinado para sua obra não deixe de nos contatar.
FONTE: https://www.concretousinado.com.br/noticias/dicas-antes-da-contratacao/
Popular
14 out 2021
14 out 2021
14 out 2021
14 out 2021
14 out 2021
A CRV Urbanizadora atual no mercado para entregar projetos bem elaborados e de alta qualidade.
Rua Antonio Leonardi, 236
Neves Paulista - SP
15120-000
Telefone: (17) 3271-9900
Fax: (17) 3271-9900
E-mail: contato@crvurbanizadora.com.br
14 out 2021
Quer diminuir a conta de luz? Economize!
14 out 2021
14 out 2021